As disfunções que acometem o órgão reprodutor masculino podem aparecer em qualquer fase da vida, sendo o câncer de próstata a mais grave dentre as doenças. Ainda hoje não se sabe ao certo os fatores que desencadeiam ou as causas exatas que ocasionam o câncer de próstata nos homens. À vista disso, não é possível determinar os fatores e a origem exata que acarretam o câncer na próstata e, por isso, impedir o acontecimento da maioria dos casos dessa doença.

Existem diversos fatores biológicos que não podem ser controlados, como a idade do paciente e o histórico familiar. Contudo, alguns riscos podem ser evitados para se minimizar as chances do câncer de próstata. Os especialistas altamente preparados da clínica Renovare, da SEPS Q 709/909, preparam estas informações especialmente para você.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula, também conhecida como glândula prostática, de formato arredondado, localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Junto à próstata se encontram as vesículas seminais, órgãos responsáveis pela produção do líquido presente no esperma. A uretra é o canal que drena a urina acumulada na bexiga do homem, passando por dentro da próstata, em direção ao pênis. 

Essa glândula começa a se desenvolver, aumentando gradativamente de tamanho, durante a puberdade e continua expandindo conforme o corpo masculino vai envelhecendo.

O que é câncer de próstata?

Esse câncer tem maior ocorrência em homens que já tenham mais de 50 anos. A história familiar em primeiro grau (pai, irmãos ou filhos) é considerada um fator de risco. O câncer de próstata é tumor maligno de característica indolente, crescimento gradual e, em alguns casos, pode se manter assintomático por muitos anos.

Como prevenir o câncer de próstata

De uma maneira geral já está bem descrito na literatura que atitudes saudáveis tendem a diminuir o risco de câncer e de outras doenças crônicas:

·      Comer uma grande variedade de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais;

·      Consumir menos gordura;

·      Ser fisicamente ativo: pelos menos 30 minutos diários de atividade física;

·      Manter um peso que seja adequado à altura;

·      Redução do consumo de álcool;

·      Não fumar;

·      Medicamentos: somente se recomendado por um médico especializado;

·      Realizar exames de rotina: todos os homens acima dos 40 anos;

·      Aqueles indivíduos com histórico familiar devem realizar os exames de rotina independente da idade;

É de suma importância para a saúde masculina, independentemente da idade, a realização de exames preventivos, pois, a prevenção médica é a alternativa mais eficiente para qualquer doença, seja ela de cunho urológico ou não.

Está esperando o que para agendar uma consulta com um de nossos profissionais altamente especializados? Na clínica Renovare, sua saúde é de extrema importância para nós, pois aqui, nós cuidamos de você!