Por acaso o termo Urooncologia lhe soa familiar? Você sabe os tratamentos que melhor estimulam os pacientes e incrementam sua saúde? A esquipe de médicos altamente especializados da clínica Renovare, situada na SEPS Q 709/909, tem o prazer de discorrer um pouco a respeito deste assunto e poder tirar todas as dúvidas que possam surgir nesse interim. 



AFINAL, DO QUE SE TRATA UROONCOLOGIA? 

Também denominada de Urologia Oncológica ou Onco-Urologia, a Urooncologia não é uma especialidade médica propriamente dita. Trata-se de uma subespecialidade da urologia que atua na prevenção, diagnósticos, , tratamento e seguimento de tumores malignos presentes no trato urinário, genital e retroperitônio do paciente. Os principais órgãos avaliados nessa condição são: 

·      Próstata; 

·      Glândulas Suprarrenais (adrenais); 

·      Bexiga; 

·      Rins; 

·      Ureteres; 

·      Testículos; 

·      Vesículas Seminais; 

·      Pênis; 

A neoplasia maligna da próstata representa aproximadamente 25% dos tumores malignos não cutâneos na população masculina sendo muito importante o seu rastreio. 



TIPOS DE TRATAMENTOS 

As neoplasias do trato genitourinário, sendo o câncer de próstata um exemplo, tem se mostrado como um dos procedimentos com melhor resultado no manejo clínico e cirúrgico de tumores sólidos. 

As terapias multimodais que unem o tratamento cirúrgico, a quimioterapia e a radioterapia em um conjunto tem se desenvolvido cada vez mais e, consequentemente, causado um grande impacto sobre os resultados terapêuticos em diversos tipos de tumores urológicos. 

Para que o resultado final do tratamento do câncer seja positivo é fundamental: 

·      Diagnóstico precoce; 

·      Exame de complementares  (diagnóstico, planejamento terapêutico e seguimento); 

·      Conhecimento da melhor técnica cirúrgica para cada condição clínica; 

·      Tratamentos oncológicos complementares (terapias alvo e radioterapia); 

Uma quantidade considerável dos tratamentos cirúrgicos onco-urológicos são realizados com o auxilio de técnicas minimamente invasivas (robótica, videolaparoscopia, endurologia, entre outras), ou seja, ocasionam um pós-operatório muito mais rápido ao paciente. 


QUANDO DEVO BUSCAR UM URO ONCOLOGISTA? 

Com o intuito de otimizar o tratamento contra o câncer e salvaguardar, o máximo possível, a qualidade de vida do paciente, é recomendado que o indivíduo procura por um especialista que pertença a área da urooncologia, pois ele possui um melhor aprimoramento quanto as técnicas cirúrgicas, assim como sua opinião médica gera mais conforto e segurança ao paciente. Entretanto, é de suma importância ressaltar que um urologista geral, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Urologia, também é extremamente capacitado para realizar o tratamento contra o câncer. 

Quando o indivíduo tem seu câncer tratado pelo urologista, as técnicas de preservação da função sexual, a continência em cirurgias (próstata, bexiga e testículos), as reconstruções complexas do trato urinário (neobexiga) e as ressecções oncológicas complexas (tumores avançados) são melhores solucionadas. 

A clínica Renovare dispõe de especialistas altamente preparados para o tratamento de doenças urológicas em homens, mulheres e crianças.  Caso ainda reste alguma dúvida para com o tema da urooncologia, não hesite! Ligue já e agenda a sua consulta! Porque na Renovare nós cuidamos de você! 

 
 

Conseguimos quebrar o tabu? Agenda já a sua visita na clínica Renovare! Porque aqui, nós cuidamos de você!