O Novembro Azul foi criado para alertar os homens sobre a importância de cuidarem da saúde. A ideia é conscientizar e alertar para alguns preconceitos que podem colocar suas vidas em risco . De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca),  a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros.

ORIGEM

O movimento pioneiro nesta causa é o Movember, foi criado em 2003 quando dois amigos australianos, inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque.

O CÂNCER DE PRÓSTATA EM NÚMEROS

• 50 mil casos novos por ano no Brasil.
  • 1 a cada 6 homens pode ter câncer de próstata durante a vida.
  • 9 a cada 10 casos têm chances de cura quando diagnosticado cedo.
  • Homens a partir dos 50 anos devem fazer o exame preventivo.
  • Mais de 1.000 homens morrem por mês.

COMO PREVENIR

Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista anualmente para fazerem o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Existem outros fatores que ajudam na prevenção como ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

SINTOMAS

O câncer de próstata pode não apresentar sintomas na fase, mas os mais comuns são:

• dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

COMO TRATAR?

A cirurgia ainda é a principal forma de tratamento, que pode ser acompanhada de radioterapia e tratamento hormonal, dependendo de cada caso. A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente.

A Renovare Urologia não poderia ficar de fora dessa campanha. Com uma equipe referência em urologia em Brasília, estamos preparados para atendê-lo e encaminhá-lo para o melhor tratamento. Agende já a sua consulta e tire todas as suas dúvidas.