Os rins são dois órgãos que ficam localizados ao lado da coluna vertebral, atrás das costelas. Medindo apenas 12 centímetros, pesam cerca de 150 gramas cada. São os responsáveis por funções vitais no organismo, como filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas, entre elas a amônia, ureia e o ácido úrico. Também atuam secretando substâncias importantes, fazendo a manutenção do equilíbrio de eletrólitos no corpo, como o sódio, potássio, cálcio, magnésio, etc.

As doenças nos rins podem apresentar pouco ou nenhum sintoma em suas fases iniciais. Muitas vezes, o paciente só descobre algum tipo de problema quando a doença já está em um estágio avançado. A melhor forma de identificar precocemente doenças renais é através de exames de sangue e urina de rotina.

Alguns sinais de doenças renais:

- Sangue na urina;

- Urina espumosa;

- Inchaços;

- Anemia;

- Cansaço excessivo;

- Perda de apetite;

- Náusea e vômitos;

- Frequência anormal na vontade de urinar;

- Ausência de urina;

- Dor.

Como cuidar dos rins

Apesar de não existir uma fórmula mágica, é possível prevenir as doenças nos rins através de cuidados simples.

Daremos algumas dicas de cuidados para manter a saúde dos rins:

- Pratique atividade física: Manter uma alimentação saudável e praticar atividade física é essencial para manter a saúde dos rins. O excesso de peso e a obesidade podem sobrecarregar os rins e, até mesmo, levar a hipertensão, por isso a importância de cuidar do corpo e manter o peso ideal.

- Consuma bastante água: Beber cerca de dois litros de água por dia auxilia na purificação dos rins, mantendo-o hidratados. Quando ingerimos pouco líquido, os rins ficam sobrecarregados, sem condição de realizar o processo de filtração.

- Beba com moderação: O álcool pode prejudicar os pequenos filtros, podendo causar hipertensão e evoluindo para problemas renais. Por isso, não se deve exagerar na dose.

- Abandone o cigarro: o fumo pode ocasionar no surgimento de pequenas placas de gordura, que diminuem o calibre dos tubos por onde circula o sangue, podendo causar problemas de pressão.

Lembre-se sempre de se manter hidratado para não sobrecarregar os rins, além de manter uma alimentação saudável e a prática de atividade física.

Caso sinta algum sinal de problemas nos rins, marque uma consulta na Renovare Urologia para um diagnóstico precoce e um tratamento de qualidade oferecido pela nossa equipe.