A hiperplasia (aumento) da próstata é uma condição médica normal em homens acima dos 50 anos de idade. Após os 25 anos, a próstata começa a crescer e, com esse aumento, ela pressiona a bexiga e estreita o calibre da uretra (canal que elimina a urina que sai da bexiga, passa pelo interior da próstata e vai até o pênis), obstruindo o fluxo de urina, provocando desconforto.


Sintomas


A hiperplasia da próstata se associa a alguns sintomas do trato urinário, como por exemplo, o jato urinário interrompido ou fraco e a necessidade urgente de esvaziar a bexiga. Outros sintomas comuns:


  • Vazamento urinário;

  • Sensação de bexiga cheia mesmo depois de urinar;

  • Urinar com mais frequência, principalmente à noite.


Ainda podem surgir sintomas relacionados à infecção na urina, como infecções urinárias de repetição e o desenvolvimento de pedras no interior da bexiga. Em pacientes com casos mais severos de hiperplasia, podem ocorrer também retenção urinária e insuficiência renal.



Diagnóstico


Na avaliação inicial, seu médico irá lhe pedir exame de sangue e urina, além do toque retal. Pode ser que seja necessária a realização de um ultrassom do abdômen ou do reto para calcular o tamanho da próstata e o volume de urina residual após urinar.


Tratamento


O tratamento tradicional para hiperplasia prostática envolve alterações em seu estilo de vida, como diminuir o nível de estresse e evitar a ingestão de líquidos durante a noite, principalmente antes de dormir, e caso seja necessário, existem medicamentos que podem aliviar os sintomas urinários. Caso o tratamento tradicional não seja suficiente, um procedimento chamado prostatectomia (remoção da próstata) deve ser realizado.


Tipos de prostatectomia:


  • Ressecção Transuretral: tecidos da próstata são extraídos através de instrumento cirúrgico introduzido pelo canal da uretra;


  • Cirurgia a Laser: tecidos da próstata são aquecidos e dissolvidos com laser através de instrumento cirúrgico introduzido pelo canal da uretra;


  • Postectomia Radical: tecidos da próstata são extraídos através de uma cirurgia aberta (incisão) na região abdominal.


Agende agora mesmo uma consulta na Renovare Urologia e tire essa e outras dúvidas sobre esta e outras patologias.