Urofluxometria

Urofluxometria

Você conhece a Urofluxometria? Sabe o que é? Como funciona? Aqui na Renovare, clínica localizada na Asa Sul, em Brasília, Distrito Federal, você encontra uma equipe especializada para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto e realização eficaz desse exame.

O QUE É UROFLUXOMETRIA?

Também conhecida como Urofluxo, a Urofluxometria é um exame rápido, simples e indolor e não invasivo que serve para analisar as características do fluxo da urina.

Desta maneira, este exame observa o desempenho do sistema urinário, ou seja, da bexiga, da uretra e no homens também da próstata. Mostrando-se como uma importante ferramenta no diagnóstico das disfunções miccionais e outras patologias através de gráficos que são analisados pelo médico responsável.

Na urofluxometria são registrados:

· O tempo preciso para começar a urinar (se tem hesitação ou não);
· A força do jato urinário;
· A ininterrupção do fluxo urinário;
· A quantidade de urina expelida (ml);
· O tempo necessário para esvaziar a bexiga;
Tipo de curva que a urina gera.

QUAL É A UTILIDADE DESTE EXAME?

A urofluxometria serve para ajudar o médico no diagnóstico de alguns tipos de doenças urológicas através da velocidade em que o paciente consegue urinar, fornecendo um parecer sobre o estado da bexiga, uretra, próstata e também sobre a perda de contração da bexiga.

Algumas dessas doenças podem ser:

· Infecções urinárias de repetição;
· Hiperplasia benigna da próstata;
· Estenose da uretra;
· Hipocontratilidade do detrusor, dentre outras.

COMO É FEITO O EXAME?

Para realizar este exame, o paciente deverá encher a bexiga até que esteja com desejo normal de urinar (como se ele fosse urinar no vaso sanitário). O paciente irá então urinar no aparelho (urofluxômetro) que estará ligado ao software específico que dará informações como volume urinado, tipo de curva, tempo de micção, entre outros. Para adultos, independentemente do sexo, o volume mínimo para análise é de 150 mL e para crianças de 50 mL. .

Esse exame é muito simples e não precisa de anestesia, porém é importante que o paciente que queira ou precise realizar esse exame interrompa quaisquer medicamentos que possam influenciar os resultados.

Em via de regra, o paciente não precisa de preparação prévia, sendo suficiente ingerir água minutos antes da realização do exame, de forma que sinta vontade de urinar naturalmente. Pacientes que estejam utilizando sonda vesical deverão ter sua sonda retirada para realização do exame.

Por tratar-se de um exame para aferir a força do jato urinário, serve para orientar o tratamento de pessoas com sintomas urinários. Pacientes com fluxo urinário baixo podem apresentar problemas da próstata, de estreitamento do canal da uretra, ou até mesmo perda de contração da bexiga.

Outros sintomas que podem levar o médico urologista a pedir a realização deste exame são:

· Dificuldade em esvaziar completamente a bexiga;
· Vontade incontrolável e inexplicável de urinar;
· Dificuldade de urinar no início e durante a micção;
· Incontinência urinária, ou seja, quando não há controle sobre a micção;
· Aumento inexplicável da frequência de idas ao banheiro para urinar;
· Dores ao urinar;
· Dores na região pélvica;
· Quando necessário do ponto de vista do médico urologista responsável.

Há limitações de idade para a realização deste procedimento?

Este exame não apresenta limitações por se tratar de um procedimento simples. Além disso, devido à sua clareza, este exame pode ser feito em crianças, adultos e idosos de qualquer sexo, assim como em pessoas que possuem necessidades especiais, sem possibilidade de risco para o paciente, uma vez que o procedimento é rápido e indolor, precisando apenas de alguns minutos para ser realizado.

Pré-Agendamento

Insira suas informações que um de nossos atendentes irá entrar em contato para agendamento ou tirar suas dúvidas.

Rolar para cima
Rolar para cima

Solicitar Agendamento