
Hiperplasia Prostática
A próstata é uma glândula presente no sistema reprodutivo masculino que com o envelhecimento do corpo do homem tende a aumentar suas proporções, especialmente naqueles indivíduos com mais de 50 anos. O aumento da próstata pode ocasionar compressão da uretra o que, consequentemente, leva a problemas ao urinar.
Esse problema urinário é comum nos homens. Pode ser denominado, por um médico especialista, de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) ou Aumento Prostático Benigno.
Na clínica Renovare, na SEPS Q 709/909, dispomos de especialistas altamente capacitados para tratar de quaisquer doenças urológicas! Compilamos algumas informações a respeito da hiperplasia prostática para seu melhor entendimento.
QUAIS HOMENS PODEM TER HPB?
A próstata tende a aumentar de tamanho ao longo da vida do homem, tendo seu começo na puberdade e novamente a partir dos 25 anos em diante. É possível que os primeiros sintomas de aumento de tamanho da próstata só apareçam após os homens ultrapassarem a faixa etária dos 50 anos, salve algumas exceções.
AFINAL, O QUE É HIPERPLASIA PROSTÁTICA?
A próstata é uma glândula presente somente no sistema reprodutor masculino, situada logo abaixo da bexiga. A próstata envolve uma porção da uretra,(canal de transporte da urina da bexiga até final do pênis) . Sua principal função é a de produzir e adicionar fluídos ao sêmen, líquido eliminado na ejaculação
A hiperplasia prostática se desenvolve quando acontece um crescimento nas células benignas presentes na próstata, aumentando o volume desta glândula de modo lento e gradual. A grande maioria dos homens não percebe o aumento da próstata até a manifestação dos primeiros sintomas, que raramente se apresentam antes dos 50 anos.
SINTOMAS
Podem incluir:
- Micção frequente;
- Dificuldade para urinar;
- Incapacidade de urinar;
- Pressão urinária fraca;
- Micção em dois ou mais tempos (fluxo interrompido);
- Aumento da frequência urinária durante a noite;
- Necessidade de fazer esforço para conseguir urinar;
- Não conseguir esvaziar completamente a bexiga;
- Urgência e ardência para urinar
O tamanho da próstata NÃO é proporcional aos sintomas apresentados pelo paciente, ou seja, o homem com próstata muito aumentada por ter poucos sintomas miccionais.
COMO ACONTECE O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico da hiperplasia prostática será embasado na análise da história clínica do paciente associado com resultado dos exames complementares.
- Exame físico detalhado;
- Toque retal;
- Exame de urina;
- Nível de antígeno específico da próstata (PSA);
- Urofluxometria;
- Ultrassom da próstata com medição do resíduo pós miccional;
- Estudo urodinâmico (exceção);
- Cistoscopia (exceção);
- Biópsia da próstata (se suspeita de câncer de próstata associado);
Sendo a cistoscopia e a biópsia de próstata exames realizados somente quando há a suspeita de alguma outra afecção prostática.
TRATAMENTO
A escolha do tratamento para a hiperplasia prostática vai variar de acordo com os sintomas e a intensidade da HPB no paciente.
- Medicamentos (único ou combinado);
- Cirurgia: caso os medicamentos apresentem melhora incompleta ou não apresentem melhora;
- Ressecção transuretral da próstata (RTUP);
- Prostatectomia suprapúbica
Prostatectomia transvesical (aberta, video laparoscópica ou robótica)
- Termoterapia transuretral de micro-ondas ou Hipertermia;
- Vaporização fotosseletiva;
- Eletrovaporização transuretral.
Possíveis complicações
Caso a hiperplasia prostática não seja tratada alguns problemas de saúde podem surgir, como:
- Lesões permanentes à bexiga;
- Lesões permanentes aos rins;
- Retenção urinária aguda;
- Infecção urinária;
- Formação de cálculos na bexiga;
Hiperplasia prostática é uma doença urológica benigna porém séria. Caso suspeite estar com alguns dos sintomas não hesite em agendar agora mesmo uma consulta na clínica Renovare, pois aqui, nós cuidamos de você!
Pré-Agendamento
Insira suas informações que um de nossos atendentes irá entrar em contato para agendamento ou tirar suas dúvidas.