
Tratamento de Câncer na Próstata
Diferentemente das mulheres, que criam o hábito de frequentar o ginecologista desde o início da puberdade, os homens não têm o costume de ensinar os filhos a importância de um médico especialista em urologia para a saúde masculina.
Em geral, o câncer de próstata é uma doença silenciosa – cujos sintomas raramente se apresentam no estágio inicial – e lenta. Quanto mais o homem postergar uma visita ao urologista, maior a probabilidade de ter complicações inerentes à doença e menor taxa de cura.
O câncer de próstata é um assunto que não deve ser negligenciado, principalmente por se tratar de uma doença tão séria. Pensando nisso, a clínica Renovare da SEPS Q 709/909 compilou uma série de informações a respeito do tema.
O que é câncer de próstata?
A próstata ou glândula prostática é uma glândula, localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto, de formato arredondado cuja função principal é a produção do líquido que ajuda a formar o sêmen, este fluído possui propriedades que ajudam a nutrir e preservar a integridade dos espermatozoides.
O câncer de próstata é uma consequência da transformação e multiplicação desordenada das células presentes na próstata. Estas células se proliferam de forma anormal e adquirem a capacidade de invadir a glândula prostática do homem ou, em certos casos, invadir os tecidos e disseminarem pelo corpo humano (metástase).
Quais são os sinais e sintomas?
Em seu estágio inicial, o câncer de próstata costuma ter uma evolução silenciosa. Quando o câncer de próstata coexiste com a hiperplasia prostática benigna (HPB) esse paciente pode ter sintomas obstrutivos/irritativos como por exemplo:
· Dificuldade para urinar;
· Dificuldade para interromper a urina;
· Urinar em gotas;
· Urinar em jatos excessivos;
· Sensação de bexiga cheia mesmo após ter urinado;
· Necessidade de fazer força para urinar;
· Necessidade frequente de urinar;
· Sensação de dor enquanto urina;
Apenas em casos avançados que o paciente pode ter sintomas extra prostáticos como dor abdominal/perineal, dor óssea, etc.
É importante ressaltar que a ausência de sintomas não significa que não haja problemas com a saúde do homem! Não deixe de realizar seus exames preventivos!
Tem como prevenir este tipo de câncer?
O câncer de próstata é uma doença que não pode ser prevenida, mas as chances de cura aumentam consideravelmente quando diagnosticado precocemente. Assim sendo, os seguintes exames, realizados periodicamente, apresentam as melhores maneiras de se precaver:
· Toque retal;
· Dosagem do PSA (substância no sangue produzido pela próstata);
· Biópsia da próstata (caso haja suspeita);
· Alimentação saudável;
· Prática de atividades físicas;
Como é o tratamento?
A escolha do tratamento contra o câncer vai depender de alguns fatores, dentre eles:
· Se a doença está localizada apenas na próstata ou não;
· Agressividade do câncer (medida pela escala “gleason”);
· Valor do PSA no sangue;
· Se há metástase;
*Se o paciente tem outras comorbidades ou não.
A depender da idade do paciente e sua condição clínica, caso o câncer esteja localizado apenas na próstata o paciente tem como as principais opções a vigilância ativa (exames periódicos para avaliar status da doença), cirurgia prostatectomia radical ou a radioterapia. Câncer de próstata com comprometimento de órgãos adjacentes (metástases), é fundamental a avaliação multidisciplinar (urologista, oncologista e readioterapeuta).
Está esperando o que para agendar o seu exame periódico? Aqui na clínica Renovare nós cuidamos de você!
Pré-Agendamento
Insira suas informações que um de nossos atendentes irá entrar em contato para agendamento ou tirar suas dúvidas.