Vasectomia

Vasectomia

Você sabe o que é vasectomia? Se você é homem, já considerou fazer? Você tem medo de passar por esse procedimento?

Toda família tem o direito de decidir se quer ter filhos e a quantidade. Esse assunto é particular de cada pessoa. Se um casal opta por não ter mais filhos, o homem pode ser de muita ajuda ao decidir fazer uma vasectomia.

O QUE É VASECTOMIA?

A vasectomia é a ligadura, ou fechamento, dos canais deferentes do homem. Trata-se de um pequeno procedimento cirúrgico realizado sob anestesia local em cima do escroto, onde é cortado o canal que transporta os espermatozóides do testículo para as outras glândulas que armazenam o esperma.

Geralmente, é um procedimento rápido, com duração de aproximadamente 30 minutos, pouco invasivo e pode ser realizado no próprio ambulatório, sem a necessidade de centro cirúrgico.

Não se faz necessária a internação. É um procedimento cirúrgico de esterilização voluntária definitiva e, por essa razão, o homem precisa ter certeza de que não deseja mais ter filhos. A reversão desta cirurgia é uma realidade, porém não é um procedimento fácil e com taxa de sucesso relativamente baixa. De toda forma, a vasectomia deve ser considerada um método definitivo.

A vasectomia é um método contraceptivo indicado apenas para homens que já possuem filhos, que sejam acima dos 30 anos de idade, com o objetivo de ter um planejamento familiar com sua companheira. Pode ser uma solução alternativa quando por alguma razão sua companheira não pode tomar anticoncepcionais ou quando possui algum problema de saúde.

PÓS-OPERATÓRIO

É fundamental manter algum método anticoncepcional nos primeiros 60 dias após a cirurgia, porque alguns espermatozóides podem permanecer vivos no canal que leva ao pênis. Após o  período de 60 do procedimento é preciso que o paciente realize o epigrama para garantir a ausência de espermatozóide para que assim o casal seja liberado para ter atividade sexual sem método contraceptivo.

É indicada a aplicação de gelo no local, assim como repouso no dia da cirurgia. O uso de suspensório escrotal também pode ser uma opção, para evitar dores e complicações.

A vasectomia não possui nenhuma influência sobre o desempenho sexual. O procedimento cirúrgico não atinge os nervos e os vasos sanguíneos envolvidos na ereção. A cirurgia de vasectomia interrompe somente a passagem dos espermatozóides dos testículos para o pênis. A próstata continua a produzir o líquido seminal, e este continua a ser ejaculado, porém sem a presença de espermatozóides.

E OS ESPERMATOZOIDES?

Mesmo com a interrupção dos canais, os espermatozóides continuam a ser produzidos, porém ficam retidos no epidídimo (canal extenso e enrolado localizado na parte superior dos testículos)..

VERDADES E MENTIRAS

VERDADES

  • É de fato uma cirurgia simples;
  • Os espermatozóides continuam a ser produzidos;
  • Ainda é possível engravidar imediatamente após a cirurgia;
  • Auxilia no planejamento familiar;
  • Existem contraindicações.

MENTIRAS

  • O homem fica impotente;
  • O homem perde sua libido/desejo;
  • O homem sente dores durante as relações sexuais;
  • Há a diminuição do tamanho do pênis;
  • É uma cirurgia arriscada;
  • É a mesma coisa que uma castração;
  • Há interferência na ejaculação;
  • Afeta a masculinidade.

Se você possui mais alguma dúvida relacionada à vasectomia, ligue e marque sua consulta na Renovare Urologia!

Pré-Agendamento

Insira suas informações que um de nossos atendentes irá entrar em contato para agendamento ou tirar suas dúvidas.

Rolar para cima
Rolar para cima

Solicitar Agendamento