Cálculo renal
O cálculo renal é uma condição muito comum em todo o mundo chegando a acometer 15% da população mundial. Os cálculos podem ser encontrados dentro dos rins, no ureter, na bexiga ou ainda na uretra. Os principais fatores de risco para cálculo renal são: sexo masculino, exposição ao calor, baixa ingesta de líquidos, infecção urinária de repetição, fatores metabólicos (hiperuriceia, cistinúria, etc), alto consumo de sódio (refrigerantes, produtos industrializados, etc) e 3ª a 4ª década de vida.
O diagnóstico para o cálculo renal é habitualmente feito com a ultrassonografia do aparelho urinário ou com a tomografia computadorizada do aparelho urinário sem contraste.
Com o desenvolvimento de novas técnicas e o emprego de tecnologias inovadoras tem sido possível realizar tratamento cirúrgico minimamente invasivo através de procedimentos extracorpóreo ( litotripsia extracorpórea), endourológicos (pelo canal da uretra) ou ainda percutâneo onde utiliza-se fibra laser para fragmentar o cálculo.Mas Atenção, nem todos os cálculos precisarão de tratamento!!!
AFINAL, VOCÊ SABE O QUE É O CÁLCULO RENAL?
A principal causa de formação de cálculo renal é a alta concentração de alguns sais na urina. São quatro tipos existentes: cálculos de cálcio, de cistina, de estruvita e de ácido úrico. Vamos explicar cada um.
CÁLCULOS DE CÁLCIO
São muito comuns e tendem a ocorrer mais em homens do que em mulheres, geralmente aparecendo por volta dos 20 a 30 anos. Além disso, é preciso ter ciência que esses cálculos renais podem reaparecer após o tratamento. A formação desses cálculos pode ser originada por algumas doenças de absorção intestinal, distúrbios metabólicos ou padrão alimentar ruim (rico em sal/sódio).
CÁLCULOS DE ESTRUVITA
Esses são encontrados principalmente em mulheres que apresentam alguma infecção no trato urinário. Uma complicação importante é a dimensão que esses cálculos podem atingir, o que pode gerar um prejuízo na função do rim.
CÁLCULOS DE ÁCIDO ÚRICO
Formados principalmente em pessoas que possuem taxas de ácido úrico elevado, esses cálculos correspondem a 7% do total de cálculos renais tratados. Mais frequentes em homens do que em mulheres e ocorrendo geralmente em pessoas que têm gota, fazem quimioterapia ou têm uma dieta rica em proteína.
CÁLCULOS DE CISTINA
Estes cálculos aparecem em pessoas que têm cistinúria. Trata-se de uma doença renal hereditária sem preferência por gênero.
Procurar o tratamento adequado é importante porque essa patologia é causadora de dor intensa evitando assim o desconforto e perda progressiva da função dos rins.
Pré-Agendamento
Insira suas informações que um de nossos atendentes irá entrar em contato para agendamento ou tirar suas dúvidas.