Dilatação Uretral

Dilatação Uretral

A dilatação uretral é um tratamento ambulatório que atende a dilatação de estreitamentos que tenham acometido a uretra do paciente. A clínica Renovare na Asa Sul, Brasília, dispõe de profissionais altamente especializados e qualificados para lidar com esta disfunção.

QUAL DOENÇA PRECISA DE DILATAÇÃO URETRAL?

A uretra é um órgão de formato tubular que serve de passagem para a urina quando esta sai da bexiga e é expelida para fora do corpo humano. Os homens tendem a ter uma uretra mais longa, considerando que neles ela também atravessa a próstata.

Qualquer parte da uretra pode estar sujeita a uma lesão uretral que possa evoluir para uma estenose uretral. Os fatores determinantes no tratamento são a localização, a extensão desse acometimento. Esta disfunção tende a ser mais comum e mais complexo na população masculina.

O QUE PODE CAUSAR ESTENOSE URETRAL?

· Traumas e lesões uretrais cicatrizadas erroneamente;
· Radioterapia;
· Infecções;
· Doenças sexualmente transmissíveis;
· Congênita;
· Cirurgias uretrais ou cirurgias que utilizam a uretra como via de acesso (RTU próstata, RTU bexiga, câncer de próstata, etc.)

QUAIS OS SINTOMAS OU SINAIS QUE EU TENHO DE ME ATENTAR?

· Jato de urina duplo;
· Gotejamento de urina após a micção;
· Necessidade de urinar mais vezes que o normal;
· Fluxo reduzido da urina;
· Dificuldade miccional/ Esforço miccional;
· Interrupção completa do fluxo da urina;
· Nictúria;
· Ardência ao urinar;
· Incontinência urinária;

EXISTEM EXAMES PARA DETECTAR ESTENOSE URETRAL?

· Urofluxometria: avalia a força do jato de urina
· Uretrocistografia: Raio-X com a uretra preenchida em contraste;
· Cistoscopia: Exame da região afligida por estenose;

MAS AFINAL, O QUE É DILATAÇÃO URETRAL?

Dilatação uretral é um tratamento de cunho ambulatorial, realizado com o auxílio de anestesia local, por meio do qual a região afetada pelo estreitamento da uretra é dilatada com a ajuda de sondas de calibre progressivo. Este técnica tem por objetivo dilatar o tecido fibrótico da estenose uretral, com o intuito de aumentar o diâmetro interno do canal uretral. É extremamente importante que aconteça um acompanhamento contínuo, assim com uma repetição deste procedimento para melhores resultados, pois o tecido cicatricial tem por hábito se contrair.

Normalmente, a dilatação uretral é empregada como tratamento inicial nos casos de estenose uretral curtas ou leves, ou mesmo no período pós-cirúrgico para melhor estabilização do segmento operado. Tendo em vista que este procedimento tem sua realização através de rupturas de fibras cicatriciais, é comum que o paciente seja acometido por ardor nos canais urinários ou até mesmo um leve sangramento.

COMO O PROCEDIMENTO DE DILATAÇÃO URETRAL É REALIZADO?

Diversas sondas especiais, de diâmetro progressivo, são introduzidas com o intuito de alargarem a área acometida de estreitamento até conseguirem dilatar a passagem. Dependendo do quão difícil for o caso, uma sonda uretral pode vir a ser deixada dentro do paciente por alguns dias.

A RECUPERAÇÃO É DOLORIDA?

Sim. Tendo em vista que a dilatação uretral é um procedimento que depende da ruptura de fibras cicatriciais, a sensação de dor no canal urinário ou até mesmo sangramento é comum.

É de extrema importância para que o procedimento seja dado como bem sucedido que o paciente monitore o jato miccional. Caso o jato volte a apresentar pouca pressão ou o paciente sinta dificuldade para esvaziar a bexiga, é provável que o procedimento tenha de ser repetido.

Na clínica Renovare nós cuidamos de você. Ligue já e agende sua consulta!

Pré-Agendamento

Insira suas informações que um de nossos atendentes irá entrar em contato para agendamento ou tirar suas dúvidas.

Rolar para cima

Solicitar Agendamento